Experiências

CRIANDO CORES

Materiais e reagentes: corantes, papel absorvente e copos.

Procedimento:

  1. Dobrar o papel absorvente várias vezes, depois dobrar ao meio e por fim cortar um bocadinho das extremidades.

  2. Encher 3 dos 6 copos com água

  3. Formar um círculo com os copos, tendo um vazio no meio de cada cheio.

  4. Colocar nos copos com água os corantes (um com corante vermelho, um com corante azul e um com corante amarelo).

  5. Colocar o papel absorvente dobrado a fazer uma espécie de ponte entre um copo com água e corante um vazio (cada copo liga-se a dois outros)

  6. Deixar por algum tempo e ir observando.

Ao fim de algum tempo os copos vazios começam a encher de água.

E novas cores aparecem, nos copos que de início estavam vazios.

E.M. Guilherme Ceolin - Prof. Eliza do Rocio Pilger da Silva

Explicação:

Movimento da água

A água "anda" através do papel absorvente, devido a um processo chamado capilaridade.

A água vai-se movimentando através do preenchimento dos espaços minúsculos que existem no papel absorvente. Quando a água se encontra com uma substância absorvente vai querer penetrar. Isto acontece porque a força de adesão entre a água e este papel é mais forte do que as forças de coesão que existem no interior da própria água .

É através deste mesmo processo que as plantas conseguem conduzir os nutrientes desde sua raiz até as folhas.

Cores:

Os corantes alimentares, são um exemplo de cores subtrativas, estas são produzidas por uma luz refletida em um objeto. Este objeto possui pigmentos que absorvem e subtraem algumas ondas, deixando somente outras serem refletidas. As cores subtrativas possuem 3 cores primárias: ciano, magenta e amarelo (na experiência foi utilizado o vermelho, o azul e o amarelo). A subtração total das três cores formam a cor preta, a máxima reflexão das três cores formam a cor branca. É deste modo que conseguimos ver as cores dos objetos. Ou seja, um objeto é vermelho porque os pigmentos absorvem as ondas verde e azul da luz, refletindo somente a vermelha. Por exemplo, as impressoras utilizam o modelo CMY (cyan, magenta, yellow), de cores subtrativas.

A LUZ TEM COR?

ARCO-IRIS

MATERIAL:

1. Uma folha de papel em branco

2. Um copo com água

3. Uma lanterna

COMO FAZER:

1. Coloque o papel em frente ao copo com água

2. Coloque a lanterna ao lado do copo e acenda

O QUE ACONTECE:

Aparece um arco-íris refletido no papel.

POR QUE ACONTECE?

Porque o copo d'água faz com a luz da lanterna exatamente o que a nuvem faz com a luz do Sol, ou seja, separa as cores da luz. A luz que parece não ter cor nenhuma, na verdade é uma mistura de cores coloridas. Juntas elas dão a luz invisível ou luz branca. Misturadas, a gente não vê cor nenhuma, mas se você faz passar por alguma coisa que separe as cores, por exemplo, um copo d'água, você vai ver as cores separadas ou um arco-íris.

EM Frei Egídio Carloto - Prof Adriana

ILUSÃO ÓTICA

VULCÃO

PÉ DE FEIJÃO

Observar a germinação da vida é um aprendizado importante e pode despertar o interesse e curiosidade pelas plantas!

Você vai precisar de: um pote de vidro (assim é possível ver o processo de germinação completo); um grão de feijão e algodão.

Para fazer, umedeça o algodão com a água, encha o vidro com o algodão úmido. Encaixe o feijão no algodão na lateral do vidro. Aí é só cuidar da sementinha! Cuidado para não deixar o algodão ficar seco, colocando água aos pouquinhos, uma vez ao dia ou quando necessário. Em cerca de 3 dias, a raiz começa a aparecer no feijão. Quando o feijão crescer mais de 20cm, transfira ele para um pote com terra!

EM Lírio Jacomel

BOLHA DE SABÃO COLORIDA

Materiais: detergente, uma meia de algodão, água, corante, uma garrafa PET e elástico

Como fazer:

  1. Primeiramente você deverá cortar a garrafa PET ao meio. Você utilizará apenas a parte superior (a que possui o bico).

  2. Vista a garrafa PET com a meia de algodão, deixando o bico da garrafa livre.

  3. Use o elástico para prender a meia a garrafa.

  4. Passe um pouco de detergente na ponta com a meia.

  5. Coloque bastante corante da cor que você preferir.

  6. Passe mais detergente

  7. Por fim, assopre através do bico da garrafa. Isso produzirá as bolhas coloridas.

Explicação:

  1. Serão produzidas várias bolhas de sabão pequenas que irão compor uma bolha gigante. A proximidade dessas pequenas bolhas é o que permite a visibilidade do corante.

EM João Leal - Prof. Lucas Felipe Lemes

OVO QUE FLUTUA NA ÁGUA

Materiais: dois ovos crus, dois copos de vidro transparentes com água, colher e sal (03 colheres).

Como fazer:

- coloque água no primeiro copo;

- coloque o ovo e observe se ele afunda ou flutua;

- coloque a mesma quantidade de água no segundo copo;

- adicione sal e misture bem;

- acrescente o ovo e observe se dessa vez ele afunda ou flutua;

Explicação:

O ovo cru afundou no primeiro caso porque a sua densidade é maior que a da água. no momento em que acrescentamos sal na água, aumentamos a sua densidade e, dessa forma, o ovo flutua, pois sua densidade passou a ser menor que a da mistura de água e sal. quando mais sal colocarmos, mais a densidade da água aumentará.

E.M. Poty Lazzarotto - Josineide Andreiu


OVO QUE FLUTUA NA ÁGUA

Dica:

Você pode usar esse experimento para verificar se o ovo está próprio para o consumo ou se está estragado. se o ovo afundar, significa que você pode consumi-lo, está fresco. isso acontece porque assim que é posto, ele preenche quase todo o volume no interior da casca e tem apenas uma pequena bolsa de ar.

No entanto, com o passar do tempo, o ovo vai perdendo água de seu interior pelos poros da casca e fica menos denso. dentro de cerca de uma ou duas semanas, ele flutua o suficiente para se manter na vertical, no fundo do copo com água, mas ainda pode ser usado, mas quanto mais o tempo passa, mais a bolsa de ar vai crescendo e menos denso o ovo fica.

E.M. Poty Lazzarotto - Josineide Andreiu

DISCO DE NEWTON

Materiais: uma cartolina branca; marcadores ou tinta com as cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta; cola branca; tesoura sem ponta; régua; compasso e lápis.

Como fazer:

  1. Com o auxílio de um compasso faça um círculo de aproximadamente 15 cm de diâmetro (distância em linha reta entre duas extremidades da circunferência).

  2. Divida o círculo em 6 fatias (como se fosse uma pizza). Pinte cada uma das fatias com uma cor do arco-íris.

  3. Faça um furo no centro do papel com diâmetro suficiente para encaixar um lápis. Se preferir você poderá colar essa folha em uma circunferência de papelão de mesmo diâmetro da folha, realizar dois furos no centro do papelão e da folha e transpassar barbante.

  4. Faça com que o círculo gire rapidamente, seja girando o lápis ou torcendo e esticando o barbante. Perceberá que se formará um círculo branco.

EM João Leal - Prof. Lucas Felipe Lemes

O disco de Newton é uma experiência relacionada a física. Recebeu esse nome em homenagem ao grande cientista Isaac Newton, que foi o responsável pela descoberta de que a luz branca do sol é composta pelas cores primárias e formadoras do arco-íris.

Explicação:

Esse experimento prova que a cor branca na verdade é a soma de todas as cores do espectro luminoso. Quando você gira rapidamente o círculo as cores ficam sobrepostas e, para o olho humano, se forma a cor branca.

EM João Leal - Prof. Lucas Felipe Lemes

CHEIRO DOS ALIMENTOS

Essa é uma experiência muito simples, mas muito interessante. Com ela, vamos descobrir a influência que nosso olfato exerce em nosso paladar.

Materiais: uma batata descascada e uma Maçã descascada

poderão ser utilizados outros alimentos para realização do experimento, utilizem alimentos que já possuem em casa.

Como fazer:

  1. Primeiramente a batata e a maçã deverão ser cortadas em tamanhos uniformes e semelhantes. Dessa forma, não será possível adivinhar de acordo com o formato.

  2. Com os olhos vendados, a criança deverá tampar o nariz e mastigar um dos alimentos. Depois de engolir ela deve fazer o mesmo para experimentar o próximo alimento.

  3. A criança deverá adivinhar qual foi a maçã e qual foi a batata. É interessante questionar suas estratégias para definir qual era qual.

  4. Após isso, experimentar novamente, mas agora sem tampar o nariz.


Explicação:

Diferentemente do que a maioria pensa, nossa língua não é a única responsável pelo nosso paladar. Nela existem pontos específicos capazes de identificar gostos básicos, como doce, salgado, azedo etc. Contudo, é o nosso olfato o responsável pelo definição e memorização de sabores. É por isso que quando sentimos o cheiro daquele alimento que gostamos, automaticamente podemos sentir seu gosto na nossa boca. Isso também explica porque quando estamos resfriados não conseguimos sentir o gosto dos alimentos. O fato das vias áreas superiores, em especial o nariz, estarem congestionadas, faz com que não possamos sentir corretamente o cheiro dos alimentos e, consequentemente, seu gosto.

EM João Leal - Prof. Lucas Felipe Lemes

CRIANDO OS DESENHOS COM A IMPRESSÃO DIGITAL

MASSA DE MODELAR

Ingredientes

1 xícara de farinha de trigo

¼ xícara de sal

¼ xícara de água

1 pacote de suco da sua preferência (a cor do suco dará a cor a massinha)

Modo de Fazer

Só misturar bem os ingredientes com as mãos e quando parar de brincar, guardar em um plástico bem fechado para não endurecer

Depois é só usar a criatividade para brincar muito.

Podemos fazer as partes das plantas, as partes do corpo humano, o ciclo da metamorfose da borboleta, os alimentos, entre outros, podem ser representadas com a massinha de modelar.

DEDO MÁGICO DE ORÉGANO

FAZENDO TINTA NATURAL

  • Selecionem elementos naturais que permitem diferentes tonalidades: terra (em suas variadas tonalidades), beterraba, cenoura, urucum, pétala de flores...

  • Juntem: Elemento + um pouco de água + um pouco de cola = TINTA NATURAL

  • Pronto, agora já podem fazer suas obras de arte.

ÁGUA, ÓLEO E DETERGENTE

Materiais: um copo de vidro transparente, água (suficiente para preencher o copo até a metade), óleo de cozinha (aproximadamente 8 colheres), detergente e colher.

como fazer:

- coloque o óleo no copo com água e observe se eles se misturam ou se separam.

- despeje aos poucos o detergente sobre a mistura e observe o que ocorre.

- após observar a mistura das três substâncias, mexa essa mistura com uma colher e veja o que acontece.

Observações esperadas:

- óleo e água não se misturam.

- o detergente passa a camada de óleo no primeiro momento e quando se mexe as três substâncias com a colher, elas se misturam.

ÁGUA, ÓLEO E DETERGENTE

Explicação:

Isso ocorre porque as moléculas de água são fortemente atraídas para outras moléculas de água, e moléculas de óleo são fortemente atraídas para outras moléculas de óleo, mas elas não são fortemente atraídas umas pelas outras. quando adicionamos algumas gotas de detergente líquido, o detergente atrai a água e as moléculas de óleo, de modo que as três substâncias se misturam para formar uma emulsão, que é um tipo de mistura.

EM Poty Lazzarotto - Prof. Josineide Andreiu

EXPLOSÃO DE CORES

A experiência é bem simples, mas bem divertida .

Agora é hora de Ciência em Casa.

  1. Colocar leite em uma taça e esperar até que deixe de se mover.

  2. Colocar com cuidado os vários corantes alimentares, evitar que as cores se misturem na taça.

  3. Encostar a ponta do palito limpo no centro de cada mancha e observar.

  4. Molhar a ponta do palito com detergente diluído (detergente com um bocado de água) e encostar ao centro de cada mancha e ver o que acontece.

Explicação:

Quando o corante foi colocado na superfície do leite, ele não se misturou devido à tensão superficial.

A tensão superficial é um fenômeno físico que ocorre na superfície dos líquidos (ex: água e leite). As moléculas no interior de um líquido são atraídas em todas as direções, no entanto à superfície, as moléculas sofrem apenas atração horizontal e das moléculas que estão por baixo, isto faz com que a superfície dos líquidos se comporte como uma espécie de película elástica. Este fenômeno permite que animais, como os alfaiates, se desloquem na superfície da água.

Quando utilizamos o detergente, rompe a tensão superficial, levando à explosão das cores.

Podem, enquanto fazem a experiência ir tirando fotografias, e depois fazer um quadro com o resultado intermédio ou o final, o padrão é sempre diferente e bem colorido.

E.M. Guilherme Ceolin - Prof. Eliza do Rocio Pilger da Silva

INVERSÃO DE SETA

Materiais: uma folha de papel, com o desenho de uma seta, um copo de vidro transparente e água.

Como fazer:

Após fazer o desenho, encha o copo com água e repare que a imagem da seta parece se inverter.

Explicação:

A refração é responsável por esse fenômeno. a luz ao passar por recipientes de diferentes índices de refração como a água alteram seu curso. assim a água funciona como uma lente capaz de alterar a imagem que passa por ela.

O copo funciona como uma lupa, isto é, uma lente convergente, pois a luz que passa por ela converge-se num ponto. após ultrapassar esse ponto, chamado de ponto focal, a imagem inverte-se.

essa inversão só ocorre na vertical, pois o formato do copo só atua como esse tipo de lente nessa posição.

Dica da profe: use a criatividade e crie diferentes desenhos para testar a mudança de posição. exemplo: um menino acenando para direita ou um cão abanando o rabo para esquerda.

E.M. Poty Lazzarotto - Prof Josineide Andreiu

MASSA DE MODELAR

Para fazer a sua massinha você vai precisar de:

  • 1 xícara de sal

  • 4 xícaras de farinha de trigo

  • 1 xícara e meia de água

  • 3 colheres de sopa de óleo

  • Corante alimentício

Como preparar a massa para modelar

A receita de massa de modelar é muito fácil e legal de fazer. Em uma vasilha grande misture a farinha, o sal, em seguida adicione a água e o óleo. Misture até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca e quebradiça adicione mais água.

O último ingrediente é o corante, você pode usar um corante natural como o colorau.

EM Lírio Jacomel

PANQUECAS COLORIDAS

Idade: A partir dos 6 anos

Colaborar com as tarefas domésticas traz muitos benefícios para os pequenos. Cozinhar é uma dessas atividades que, além de ser importante para o desenvolvimento das crianças, colabora para uma alimentação mais saudável e proporcionar divertidos momentos em família.

Pensando nisso, trouxemos uma receita simples, saborosa e nutritiva para você fazer junto com os pequenos: são as Panquecas Coloridas! Para cada cor, um ingrediente especial e, com um pouquinho de criatividade, vocês poderão reinventar essa receita de acordo com a preferência do exigente paladar das crianças.

EM Lírio Jacomel

PANQUECA LARANJA

Ingredientes:

1 xícara de leite

2 xícaras de cenoura ralada

2 ovos

1 xícara de farinha

1 colher de sopa de óleo

1 colher de café rasa de sal

Modo de fazer:

Bata no liquidificador o leite, a cenoura, os ovos, a farinha, o óleo e o sal. Numa frigideira, derreta um pouco de manteiga e coloque a massa e fazer as panquecas.

PANQUECA ROSA

Ingredientes:

1 xícara de leite

1 ½ xícara de beterraba ralada

2 ovos

1 xícara de farinha

1 colher de sopa de óleo

1 colher de café rasa de sal

Modo de fazer:

Bater no liquidificador o leite, a beterraba, os ovos, a farinha, o óleo e o sal. Numa frigideira, passar um pouco de manteiga e colocar a massa e fazer as panquecas.

PANQUECA VERDE

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo

1 e 1/2 xícaras de leite ou água

2 ovos

Sal a gosto

2 xícaras de espinafre cru

Salsa a gosto outro lado.

Colocar no liquidificador todos os ingredientes. Se ficar muito grossa a massa coloque mais água ou leite. Coloque cerca de 2 colheres de sopa da massa de cada vez numa frigideira antiaderente e frite por cerca de 2 minutos, ou até parar de borbulhar no meio da massa. Vire e doure do

PANQUECAS COLORIDAS

Sugestões de recheios:

  • Carne moída colorida: carne moída, cenoura ralada, beterraba ralada, queijo branco picadinho
    Frango desfiado colorido: Frango desfiado, tomate em cubinhos, cenoura ralada, queijo branco picadinho

  • Legumes variados: espinafre, brócolis, abobrinha, cenoura, tomate e queijo branco.

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MOUSSE DE LIMÃO E MARACUJÁ

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BRINCANDO COM EMBALAGENS VAZIAS

Semana de 25 a 29 de maio

FLUTUA OU AFUNDA

BONECO DE FARINHA

MAGNETISMO

XÔ CORONAVÍRUS

COMO ENCHER UM BALÃO SEM USAR O AR DOS PULMÕES?

Vocês irão precisar de garrafa PET de 2 litros, bicarbonato de sódio, balão (bexiga), funil e vinagre. Para iniciar o experimento, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Coloque 100 ML de vinagre na garrafa de plástico;

  2. Coloque 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio dentro do balão com o auxílio do funil;

  3. Prenda o balão ao gargalo da garrafa;

  4. Observe como o balão vai enchendo à medida que o bicarbonato cai sobre o vinagre.

Maria Cappellari - Prof Priscila Bueno