Orientações aos pais ou responsáveis

Prezados responsáveis,

Nos últimos dias estamos vivendo uma situação atípica em âmbito mundial. Principalmente no Brasil, que é um país que tem suas dificuldades, mas que, por outro lado, tem um povo caloroso e determinado, esse momento de distanciamento social está se mostrando bastante complicado. O que pensar em relação às crianças, então? Com as unidades educacionais fechadas, o que é um fator importante para barrar a disseminação do Novo Coronavírus, as crianças ficaram distantes dos coleguinhas, da rotina e das atividades que os auxiliam a desenvolver todo o seu potencial. Além disso, pais, mães, avós, tias… tornaram-se responsáveis tanto para o cuidado físico, mas também para o cuidado intelectual desses pequeninos. Sabemos que as famílias têm organizado momentos, usando de toda sua criatividade e mostrando toda sua determinação. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação, também num processo criativo de organização de suas atribuições, apresentou para os munícipes o portal de atividades.

O portal agora ganha uma nova parceria, com a colaboração de toda a equipe de professores que atua na educação especial da rede municipal de ensino. A partir do dia 13 de abril, segunda-feira, atividades direcionadas e adaptadas para os alunos que são atendidos nos serviços da Educação Especial estarão sendo disponibilizadas semanalmente. As professoras das salas de recursos, salas de recursos multifuncionais e CADS Helen Keller foram desafiadas e, com o envio sistemático das atividades, mostrarão ainda mais seu carinho e dedicação a cada criança que é atendida por nós. Temos certeza de que as crianças e as famílias aproveitarão muito essas atividades. E temos certa desconfiança de que os demais alunos irão dar uma olhadinha no que tanto o coleguinha público da inclusão se empenha em realizar.

A Educação Especial oferece atendimentos complementares e suplementares, atendendo as crianças com distúrbios de aprendizagem, TDAH, deficiências (intelectual, visual, física/neuromotora), surdez, transtorno do espectro autista, crianças com atraso no neurodesenvolvimento e crianças com altas habilidades/superdotação. Por essa razão, a nossa pastinha no portal é um pouquinho diferente. Pensamos em cinco áreas para apresentar as atividades, levando em conta o trabalho que é desenvolvido pelas nossas professoras, sendo mais bem explicados assim.

  • “Lá vem história”: é formada basicamente por atividades que enfatizam a leitura, compreensão de textos, comunicação;

  • “Malhando a cuca”: nesta aba são postadas atividades que desenvolvem o raciocínio lógico, o trabalho com números, situações-problema, jogos de desafios;

  • “Minha casa, meu castelo”: serão enfatizadas atividades que desenvolvem a autonomia da criança, as atividades que são feitas todo dia em casa, a rotina, proporcionando que a criança seja independente;

  • “Eu me remexo muito”: não dá pra ficar parado, né? As crianças têm muita energia e precisamos também trazer atividades que podem unir a brincadeira, músicas, dança, corridas, tudo com o objetivo de desenvolver a noção de corpo delas.

“Um momento só nosso”: embora em todas as abas sejam propostas atividades para serem feitas em família, essa aba é um pouquinho especial. Nos nossos serviços, trabalhamos com intensidade a afetividade. E tendo em vista que estamos em distanciamento social (dos demais) queremos enfatizar o desenvolvimento emocional dentro de casa, com a família. A educação emocional é ponto fundamental no desenvolvimento da pessoa.

Para esse início de conversa é isso. Ficamos muito felizes em organizar esse material para vocês. Fique ligado no portal, que a cada semana teremos novidades. Aproveitem bastante!


Um grande abraço,

Equipe da Educação Especial de Pinhais