Histórias
CAIXA SURPRESA
A DONA ARANHA
Atividade musical: conhecer o próprio corpo por meio dos movimentos expressando se por gestos e ritmos diversos Educadora Rosimara Gerioni Cmei Enedina Alves MarquesA COBRA E O PEZINHO DE LIMÃO
Atividade História Cantada Estabelecer contato com diferentes gêneros teatrais (fantoches, sombras, máscaras objetos., mímica
Educadora Rosimara Gerioni
Cmei Enedina Alves Marques
ERA UMA CASA BEM FECHADA
Atividade História Cantada Estabelecer contato com diferentes gêneros teatrais (fantoches, sombras, máscaras objetos., mimica
Educadora Rosimara Gerioni
Cmei Enedina Alves Marques
A BORBOLETA ANTONIETA
Atividade Contação de História
Ampliar o vocabulário por meio de diálogo, canções e histórias
Educadora Rosimara Gerioni
Cmei Enedina Alves Marques
O QUE SERÁ QUE TEM DENTRO DESSA CAIXA?
CMEI Tatiana Belinky - Educadora Jessica
HISTÓRIA DO GATO XADREZ
Faixa etária: a partir de 3 anos de idade.
Materiais: folha sulfite e giz de cera ou lápis de cor de sua preferência.
Encaminhamento:
Após assistir o vídeo da história " Era uma vez um Gato Xadrez " de Bia Viillela converse sobre os diversos tipos de gatos, de muitas cores, cada um com suas peculiaridades e manias, com o principal objetivo de desenvolver o conhecimento das cores.
Agora pode-se realizar a dobradura do gato (como a imagem abaixo), colorir da cor que preferir com os materiais que têm disponíveis em casa, como: giz de cera, lápis de cor ou tinta guache, após pintar, finalize desenhando o rosto do gato.
CMEI Cora Coralina - Educadora Daysa Dutra
O GATO XADREZ
CMEI Tarsila do Amaral - O Gato Xadrez - Eliane Teixeira
SE AS COISAS FOSSEM MÃES
EM Tatiana Belinky - Educadora Fernanda Zaniol
O ESCUDO PROTETOR CONTRA O REI VIRUS
CADS Helen Keller - Intérprete de Libras FelipeCORAÇÃO DE MÃE
Intérprete de LIBRAS RegisleneCORAÇÃO DE MÃE
EM Tatiana Belinky - Educadora Pamela
QUAL É A COR DO AMOR
Assistir ao vídeo da história “qual é a cor do amor”, da autora: linda strachan
Após assistir ao vídeo converse com sua família sobre a importância de amar o próximo, e os cuidados que devemos ter com o outro.
Agora, vamos fazer uma atividade com os integrantes da família?
EM Frei Egídio Caroloto - Prof. Adriana Munhoz Zonatto
DICAS DE COMO LER PARA UMA CRIANÇA
Estabeleça uma rotina de leitura (seja com o livro físico ou virtual).
Prepare o ambiente: sem muitos barulhos para que a criança possa se concentrar na história, torne o ambiente aconchegante.
Escolha a história respeitando os interesses da criança.
Faça a leitura mostrando as imagens.
Proporcione momentos de conversa e trocas sobre a história lida.
É importante ser um momento prazeroso.
FIQUE LIGADO!
A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Pinhais acaba de lançar o projeto “Livro em Casa”, que possibilita o empréstimo de livros da Biblioteca Municipal e entrega em sua casa.
Para saber mais acesse: www.pinhais.pr.gov.br
SEMED - Daniela Negrão
Ao ler para uma criança você estará estimulando o seu desenvolvimento em vários aspectos. A criança poderá conhecer palavras novas, desenvolver sua imaginação, comunicação, concentração, memória, raciocínio, entre outros.
DANÇA
Faixa etária: Adultos e crianças a partir de 3 anos de idade.
Materiais: Rádio ou qualquer outra fonte sonora
Encaminhamento:
Experimentar diferentes movimentos corporais fazendo uso de tempos (lento, moderado, rápido)
em um espaço livre da casa com o auxílio de (rádio, pen drive, ou qualquer outra fonte sonora) a família irá propor para as crianças, alguns movimentos acompanhando o ritmo da música, como por exemplo: movimentos mais lentos, rápidos e moderados, durante alguns minutos. em seguida deitados no chão a família toda deve movimentar as pernas, pés, mãos, sempre acompanhando o ritmo da música escolhida.
CMEI Cora Coralina - Educadora Luciara
CUIDANDO DE MIM E DOS OUTROS
Recursos: papel reciclado, de embalagens, revistas, lápis, canetas, entre outros
Incentivar as crianças a utilizarem diversos materiais disponível em casa (papel reciclado, de embalagens, revistas, lápis, canetas, entre outros).
A proposta é que, após assistirem a vídeo as famílias, criem juntos um livro ilustrado, de como estão, passando os dias de cuidado em família em casa. A primeira página poderá ser ilustração da criança (representação com desenho), em seguida sua casa, desenho ou recorte que representem sua família, o que estão fazendo durante esses dias em casa, entre outras de acordo com a realidade e criatividade de cada participante da atividade.
CMEI Cora Coralina
LIVRO A DOENÇA DA TERRA
Leitura e Diálogo
Após leitura do livro disponibilizado no link conversar sobre a história contada, deixar a criança comentar verificando se entendeu a importância de preservarmos a natureza, perguntar como devemos fazer isso ou qual nosso papel para essa preservação. Explicar que a poluição está exposta nas ruas, nas águas e em toda parte. Enfatizando por que as águas estão sujas, falar sobre as consequências da poluição e apontar as soluções. É muito importante mostrar para a criança que existem saídas e que elas devem ser utilizadas. Ensinar algumas coisas como jogar o lixo na lixeira, não desperdiçar água, a plantar sementes, despertando o amor pela natureza.
Link para acesso ao livro:
http://cidapincerati.blogspot.com/2012/03/doenca-da-terra.html
CMEI Pequeno Príncipe - Educadora Marly
A PEQUENA PRINCESA E O CORONAVÍRUS
E O DENTE AINDA DOÍA
Jacaré gosta de tomar banho de sol, folgado e largado. Mas este não conseguia descansar com uma tremenda dor de dente que lhe deu...
Ah, coitado do jacaré! Vieram coelhos, sapos, ratos, tatus, toupeiras, patinhos e outros bichos para ajudar... Mas, e o dente? O dente ainda doía! Descubra como essa história vai acabar!
CMEI Milton Santos - Educadora Cassiane
A BORBOLETA AZUL
MARCELO, MARMELO, MARTELO
ADIVINHA QUANTO EU TE AMO
O MONSTRO DAS CORES
A CASA SONOLENTA
BOM DIA, TODAS AS CORES
QUANDO EU SOU BONDOSO
HISTÓRIA DESENHADA
A E I O U
Atividade 1:
Ouvir e dançar a música “a e i o u” - grupo triii - segue o link abaixo
Atividade 2
- Após ouvir a música e dançar com a sua família, procure na cozinha de sua casa 2 alimentos que iniciem com a vogal a.
atividade 3
coordenação motora:
- Com o auxílio da família escolha um lápis ou giz de cera com a cor que inicia com a vogal a, e registre em uma folha a letra trabalhada (ex: azul, amarelo...). depois represente por meio do desenho um objeto que inicia com essa vogal.
EM Frei Egídio Caroloto - Prof. Adriana Munhoz Zonatto
LINKS DE LIVROS ONLINE
Contação através de meio digital: TV, celular ou computador.
Baixar e imprimir o link ou recontar.
https://www.soescola.com/2017/02/15-livros-infantis-gratis-para-download.html - Com 15 opções de livros
15 LIVROS INFANTIS GRÁTIS PARA DOWNLOAD
A borboleta azul A Bruxa e o Caldeirão
Amanda e os Nanorobôs Conto ou não conto?
Eu que vi, eu que vi Histórias da Avózinha
Histórias que acabam aqui No reino das letras felizes
O galo Tião e a dinda Raposa O galo Tião e a vaca Malhada
O leão Praxedes O mistério do anel de pérola
O peixinho e o gato O ratinho Rói-Rói
CMEI Pequeno Príncipe
CAIXA DE SURPRESA
CMEI Tarsila do Amaral - Caixa de Sonhos - Educadora Eliane
Semana de 25 a 29 de maio
OS QUATRO AMIGOS
ERA UMA VEZ
MISTÉRIO DO OVO
HISTÓRIA ORIGINAL DE HARDY GUEDES
Faixa etária da proposta: à partir de 2 anos.
Descrição da proposta da Atividade 1:
Reúna as crianças em um lugar calmo e aconchegante;
Conte a história conforme as gravuras ao lado.
Pinte o polegar das crianças e seguindo as gravuras, vá desenhando os personagens da história;
Após desenhar a história, auxilie as crianças a lavar as mãos, os dedos, as unhas e os punhos;
Orientar as crianças quanto ao uso da água e do sabão e/ou sabonete, para que não haja desperdício e sobre a importância de manter a higiene das mãos.
Descrição da proposta da Atividade 2:
Realizar uma roda de conversa divertida sobre a história fazendo algumas perguntas como: Qual o som que o porco faz? Como será que a tartaruga anda (devagar/ rápido)? Vamos cantar uma música sobre o coelho? Como será a boca do jacaré (pequena/ grande) ? Qual o som que o gato faz? Como será que é um avestruz? Qual o som da galinha e o som do pintinho?
Para finalizar a história contada, propor para as crianças cantarem a música do pintinho amarelinho.
CMEI Raimunda Boeng Gorges - Andressa Fagundes
A FOLHA DE PAPEL
Educadora Silvana Neves - CMEI Vó Margarida
MARIA VAI COM AS OUTRAS
Educadora: Kiona - CMEI Vó Margarida
Semana de 01 a 05 de junho
HISTÓRIA DESENHADA
Educadora Rosi Gerioni - CMEI Enedina Alves Marques