Histórias

CAIXA SURPRESA

A DONA ARANHA

Atividade musical: conhecer o próprio corpo por meio dos movimentos expressando se por gestos e ritmos diversos Educadora Rosimara Gerioni Cmei Enedina Alves Marques

A COBRA E O PEZINHO DE LIMÃO

Atividade História Cantada Estabelecer contato com diferentes gêneros teatrais (fantoches, sombras, máscaras objetos., mímica

Educadora Rosimara Gerioni

Cmei Enedina Alves Marques

ERA UMA CASA BEM FECHADA

Atividade História Cantada Estabelecer contato com diferentes gêneros teatrais (fantoches, sombras, máscaras objetos., mimica

Educadora Rosimara Gerioni

Cmei Enedina Alves Marques

A BORBOLETA ANTONIETA

Atividade Contação de História

Ampliar o vocabulário por meio de diálogo, canções e histórias

Educadora Rosimara Gerioni

Cmei Enedina Alves Marques

O QUE SERÁ QUE TEM DENTRO DESSA CAIXA?

CMEI Tatiana Belinky - Educadora Jessica

HISTÓRIA DO GATO XADREZCADS Helen Keller - Intérprete de Libras Maria Izabel

HISTÓRIA DO GATO XADREZ

Faixa etária: a partir de 3 anos de idade.

Materiais: folha sulfite e giz de cera ou lápis de cor de sua preferência.

Encaminhamento:

Após assistir o vídeo da história " Era uma vez um Gato Xadrez " de Bia Viillela converse sobre os diversos tipos de gatos, de muitas cores, cada um com suas peculiaridades e manias, com o principal objetivo de desenvolver o conhecimento das cores.

Agora pode-se realizar a dobradura do gato (como a imagem abaixo), colorir da cor que preferir com os materiais que têm disponíveis em casa, como: giz de cera, lápis de cor ou tinta guache, após pintar, finalize desenhando o rosto do gato.

CMEI Cora Coralina - Educadora Daysa Dutra

O GATO XADREZ

CMEI Tarsila do Amaral - O Gato Xadrez - Eliane Teixeira

SE AS COISAS FOSSEM MÃES

EM Tatiana Belinky - Educadora Fernanda Zaniol

O ESCUDO PROTETOR CONTRA O REI VIRUS

CADS Helen Keller - Intérprete de Libras Felipe

CORAÇÃO DE MÃE

Intérprete de LIBRAS Regislene

CORAÇÃO DE MÃE

EM Tatiana Belinky - Educadora Pamela

QUAL É A COR DO AMORIntérprete de LIBRAS Juliana

QUAL É A COR DO AMOR

  1. Assistir ao vídeo da história “qual é a cor do amor”, da autora: linda strachan

  2. Após assistir ao vídeo converse com sua família sobre a importância de amar o próximo, e os cuidados que devemos ter com o outro.

  3. Agora, vamos fazer uma atividade com os integrantes da família?

distribuir corações brancos para as pessoas da família, depois cada um deverá colorir seu coração (pode ser com tinta, giz de cera, lápis de cor) com a cor que representa o amor para ela. na sequencia confeccionar juntos a árvore do amor (conforme imagem abaixo).carimbar a mão e o braço da criança com tinta e colar os corações, deixar exposto em uma parede especial da casa!

EM Frei Egídio Caroloto - Prof. Adriana Munhoz Zonatto

DICAS DE COMO LER PARA UMA CRIANÇA

  1. Estabeleça uma rotina de leitura (seja com o livro físico ou virtual).

  2. Prepare o ambiente: sem muitos barulhos para que a criança possa se concentrar na história, torne o ambiente aconchegante.

  3. Escolha a história respeitando os interesses da criança.

  4. Faça a leitura mostrando as imagens.

  5. Proporcione momentos de conversa e trocas sobre a história lida.

  6. É importante ser um momento prazeroso.

FIQUE LIGADO!

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Pinhais acaba de lançar o projeto “Livro em Casa”, que possibilita o empréstimo de livros da Biblioteca Municipal e entrega em sua casa.

Para saber mais acesse: www.pinhais.pr.gov.br

SEMED - Daniela Negrão

Ao ler para uma criança você estará estimulando o seu desenvolvimento em vários aspectos. A criança poderá conhecer palavras novas, desenvolver sua imaginação, comunicação, concentração, memória, raciocínio, entre outros.

DANÇA

Faixa etária: Adultos e crianças a partir de 3 anos de idade.

Materiais: Rádio ou qualquer outra fonte sonora

Encaminhamento:

Experimentar diferentes movimentos corporais fazendo uso de tempos (lento, moderado, rápido)

em um espaço livre da casa com o auxílio de (rádio, pen drive, ou qualquer outra fonte sonora) a família irá propor para as crianças, alguns movimentos acompanhando o ritmo da música, como por exemplo: movimentos mais lentos, rápidos e moderados, durante alguns minutos. em seguida deitados no chão a família toda deve movimentar as pernas, pés, mãos, sempre acompanhando o ritmo da música escolhida.

CMEI Cora Coralina - Educadora Luciara

CUIDANDO DE MIM E DOS OUTROS

Recursos: papel reciclado, de embalagens, revistas, lápis, canetas, entre outros

Incentivar as crianças a utilizarem diversos materiais disponível em casa (papel reciclado, de embalagens, revistas, lápis, canetas, entre outros).

A proposta é que, após assistirem a vídeo as famílias, criem juntos um livro ilustrado, de como estão, passando os dias de cuidado em família em casa. A primeira página poderá ser ilustração da criança (representação com desenho), em seguida sua casa, desenho ou recorte que representem sua família, o que estão fazendo durante esses dias em casa, entre outras de acordo com a realidade e criatividade de cada participante da atividade.

CMEI Cora Coralina

LIVRO A DOENÇA DA TERRAIntérprete de LIBRAS Felipe

LIVRO A DOENÇA DA TERRA

Leitura e Diálogo

Após leitura do livro disponibilizado no link conversar sobre a história contada, deixar a criança comentar verificando se entendeu a importância de preservarmos a natureza, perguntar como devemos fazer isso ou qual nosso papel para essa preservação. Explicar que a poluição está exposta nas ruas, nas águas e em toda parte. Enfatizando por que as águas estão sujas, falar sobre as consequências da poluição e apontar as soluções. É muito importante mostrar para a criança que existem saídas e que elas devem ser utilizadas. Ensinar algumas coisas como jogar o lixo na lixeira, não desperdiçar água, a plantar sementes, despertando o amor pela natureza.

Link para acesso ao livro:

http://cidapincerati.blogspot.com/2012/03/doenca-da-terra.html

CMEI Pequeno Príncipe - Educadora Marly

A PEQUENA PRINCESA E O CORONAVÍRUS

E O DENTE AINDA DOÍA

Jacaré gosta de tomar banho de sol, folgado e largado. Mas este não conseguia descansar com uma tremenda dor de dente que lhe deu...

Ah, coitado do jacaré! Vieram coelhos, sapos, ratos, tatus, toupeiras, patinhos e outros bichos para ajudar... Mas, e o dente? O dente ainda doía! Descubra como essa história vai acabar!

CMEI Milton Santos - Educadora Cassiane

A borboleta azul.pdf
Marcelo Marmelo Martelo.pdf
Advinha quanto eu te amo .pdf

A BORBOLETA AZUL

MARCELO, MARMELO, MARTELO

ADIVINHA QUANTO EU TE AMO

os monstros das cores.pdf
A casa sonolenta.pdf
Bom dia todas as cores-1

O MONSTRO DAS CORES

A CASA SONOLENTA

BOM DIA, TODAS AS CORES

QUANDO EU SOU BONDOSO

HISTÓRIA DESENHADA

A E I O U

Atividade 1:

Ouvir e dançar a música “a e i o u” - grupo triii - segue o link abaixo

Atividade 2

- Após ouvir a música e dançar com a sua família, procure na cozinha de sua casa 2 alimentos que iniciem com a vogal a.

atividade 3

coordenação motora:

- Com o auxílio da família escolha um lápis ou giz de cera com a cor que inicia com a vogal a, e registre em uma folha a letra trabalhada (ex: azul, amarelo...). depois represente por meio do desenho um objeto que inicia com essa vogal.

EM Frei Egídio Caroloto - Prof. Adriana Munhoz Zonatto

CAIXA DE SURPRESA

CMEI Tarsila do Amaral - Caixa de Sonhos - Educadora Eliane

Semana de 25 a 29 de maio

OS QUATRO AMIGOS

ERA UMA VEZ

MISTÉRIO DO OVO

HISTÓRIA ORIGINAL DE HARDY GUEDES

Faixa etária da proposta: à partir de 2 anos.

Descrição da proposta da Atividade 1:

Reúna as crianças em um lugar calmo e aconchegante;

Conte a história conforme as gravuras ao lado.

Pinte o polegar das crianças e seguindo as gravuras, vá desenhando os personagens da história;

Após desenhar a história, auxilie as crianças a lavar as mãos, os dedos, as unhas e os punhos;

Orientar as crianças quanto ao uso da água e do sabão e/ou sabonete, para que não haja desperdício e sobre a importância de manter a higiene das mãos.

Descrição da proposta da Atividade 2:

Realizar uma roda de conversa divertida sobre a história fazendo algumas perguntas como: Qual o som que o porco faz? Como será que a tartaruga anda (devagar/ rápido)? Vamos cantar uma música sobre o coelho? Como será a boca do jacaré (pequena/ grande) ? Qual o som que o gato faz? Como será que é um avestruz? Qual o som da galinha e o som do pintinho?

Para finalizar a história contada, propor para as crianças cantarem a música do pintinho amarelinho.

CMEI Raimunda Boeng Gorges - Andressa Fagundes

A FOLHA DE PAPEL

Educadora Silvana Neves - CMEI Vó Margarida

MARIA VAI COM AS OUTRAS

Educadora: Kiona - CMEI Vó Margarida

Semana de 01 a 05 de junho

HISTÓRIA DESENHADA

Educadora Rosi Gerioni - CMEI Enedina Alves Marques